Espaço Ambiental da Grota Funda
O Espaço Ambiental da Grota Funda é um projeto de arte-educação ambiental que visa estabelecer parcerias com diversas escolas do Rio de Janeiro e, principalmente, da baixada de Guaratiba, Sepetiba e Campo Grande, para a realização de visitas guiadas ao Sítio da Carlotinha (sede do projeto).
Durante a visita, os grupos de estudantes aprendem técnicas de plantio, conservação do solo, adubo orgânico, consumo e aproveitamento de alimentos, realizam oficinas de criação artística (fotografia, música, artesanato, audiovisual e contação de histórias), cuidam e adquirem gosto pela natureza. Na volta para a escola, o site do projeto se torna o elo de comunicação virtual, oferecendo um conteúdo multidisciplinar para os estudantes com o objetivo de estimular a pesquisa e estreitar os laços do conhecimento sobre o meio ambiente.
Para tal, a equipe formada ainda no ano de 2006 já tem iniciadas as seguintes atividades:
· Reestruturação do projeto arquitetônico;
· Formação de parcerias institucionais com a Embrapa e PACS para articulação junto a comunidade local;
· Visitas guiadas para grupos de alunos da ONG Pimpolhos;
· Manutenção dos canteiros;
· Oficina de artesanato para moradores da comunidade.
A sugestão de Plano de Ação agora apresentada, se propõe a continuar o encaminhamento das atividades já realizadas e apontar as próximas ações e estratégias com vistas à concretização do projeto. Para tal dividimos o plano em 3 fases:
· Primeira fase: preparação – Organização interna e aperfeiçoamento dos processos e ações visando a fase de captação.
· Segunda fase: captação – captação de patrocínios e apoios culturais a partir dos contatos estabelecidos na primeira fase e enquadramento do projeto nas leis de incentivo.
· Terceira fase: produção – produção do Espaço Ambiental da Grota Funda.
SUGESTÃO DE PLANO DE AÇÃO
ESPAÇO AMBIENTAL DA GROTA FUNDA
PRIMEIRA FASE
1. Preparação
Estratégias Plano de Ação
Implementação de rotina de comunicação interna da equipe.Otimizar e sistematizar o acesso às informações da equipe de coordenação do projeto Até 03/08- Formação da equipe do projeto e distribuição das funções de cada membro.- Criação de lista interna e fechada aos membros da equipe do projeto, de forma a uniformizar o acesso as informações estratégicas do projeto.A partir de 04/08- Elaboração de informativos periódicos mensais (no mínimo) acerca das ações tomadas por parte de cada coordenação, agenda e resumo de pauta dos próximos compromissos.
Retomar contatos institucionais estabelecidos e criar novos vínculos na região e no Estado.Agregar valores. Manutenção e ampliação da consistência do projeto no que concerne ao conhecimento, aprovação e apoio ao projeto no âmbito institucional. Até 10/08- Organização das informações acerca dos contatos já estabelecidos (planilha de contatos institucionais).A partir de 11/08- Criação de mailing list e newsletter quinzenal com notícias sobre o andamento do projeto, informações e curiosidades sobre arte, cultura educação, tecnologia e meio ambiente.
Assessoria de imprensaManter informados o público e os possíveis investidores. Definir na próxima reunião- Estabelecer contato com os veículos de comunicação locais (televisão, rádio, jornais e revistas, internet).- Elaboração e distribuição de press release.
1. Preparação (continuação)
Estratégias Plano de Ação
Mapeamento de possíveis patrocinadoresMapeamento do perfil dos potenciais patrocinadores, com prioridade naqueles estabelecidos no entorno; aqueles que têm seu público-alvo na região; aqueles que têm interesse em fomentar ações de responsabilidade social e busca as empresas reconhecidamente apoiadoras de ações culturais. Até 17/08- Organização e monitoramento das informações e ações para o patrocínio (planilha de contatos patrocinadores).- Pesquisa acerca do perfil sócio-cultural dos possíveis patrocinadores.Até 24/08- Preparação de material para apresentação do projeto.A partir de 20/08- Agendamento de reuniões para captação.
SEGUNDA FASE
2. Captação
Estratégias Plano de Ação
Captação de recursosFoco no potencial multiplicador do projeto e nos benefícios culturais e educativos para a população da região e do Estado. A partir de 27/08- Realização de reuniões para captação.- Enquadramento do projeto nas leis de incentivo.- Captação dos demais apoios necessários para a realização do Espaço Ambiental da Grota Funda
TERCEIRA FASE
(Sugestão de cronograma de realização para a terceira fase segue logo abaixo)
3. Produção
Estratégias Plano de Ação
Realização das visitas guiadasConforme projeto original - Contratação de pessoal- Recepção e preparação dos jovens e professores para a visita- Realização de visita guiada com a escola
AlimentaçãoConforme projeto original - Contratação de pessoal- Apresentação e estudo dos alimentos- Culinária e consumo dos alimentos
Realização das oficinas de arte-educaçãoConforme projeto original - Contratação de pessoal- Aquisição de materiais e serviços- Estruturação dos espaços das oficinas- Acompanhamento das oficinas com vistas ao desenvolvimento cultural e sócio-educativo dos jovens participantes
Plantio da hortaConforme projeto original - Contratação de pessoal- Aquisição de materiais e serviços.- Preparação dos canteiros- Plantio e cultivo da horta- Manutenção periódica.
Estudo e acompanhamento através de site multidisciplinarConforme projeto original - Contratação de pessoal- Elaboração de site- Elaboração de conteúdo multidisciplinar- Monitoramento e atualização constante
Análise de ImpactoAnálise de impacto social e cultural alcançados pelo projeto, proposição de melhorias com vistas à realização de uma 2a Edição e ampliação do alcance do projeto para outros bairros do Rio de Janeiro. - Resultados alcançados.- Elaboração de proposta para 2a Edição do Projeto.
CRONOGRAMA SUGERIDO PARA TERCEIRA FASE
FEVEREIRO* carnaval: sexta 01/02 a quarta 06/02 Divulgação / Agendamento das visitas / Publicação do site.
MARÇO Visitas guiadas / Oficinas / Plantio da horta / Alimentação / Manutenção do site
ABRIL
MAIO Visitas guiadas / Oficinas / Plantio e colheita da horta / Alimentação / Manutenção do site
JUNHO Visitas guiadas / Oficinas / Plantio e colheita da horta / Alimentação / Manutenção do site
JULHO Visitas guiadas / Oficinas / Plantio e colheita da horta / Alimentação / Manutenção do site
AGOSTO Visitas guiadas / Oficinas / Plantio e colheita da horta / Alimentação / Manutenção do site
SETEMBRO Visitas guiadas / Oficinas / Plantio e colheita da horta / Alimentação / Manutenção do site
OUTUBRO Visitas guiadas / Oficinas / Plantio e colheita da horta / Alimentação / Manutenção do site
NOVEMBRO Visitas guiadas / Oficinas / Plantio e colheita da horta / Alimentação / Manutenção do site
DEZEMBRO Análise de impacto / Preparação para 2ª edição do projeto
domingo, 18 de abril de 2010
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